Prevenção de Infecções

Informações úteis na prevenção de Infecções

Precauções Padrões

As Precauções Padrões (PP) representam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas no atendimento de todo os pacientes hospitalizados, independente do seu estado de infecção, e na manipulação de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação. As PP deverão ser utilizadas quando existir o risco de contato com:

  • Sangue;
  • Secreções e excreções;
  • Todos os líquidos corpóreos, com exceção do suor;
  • Pele com solução de continuidade (pele não integra;
  • Mucosas.

São recomendadas para a aplicação em todas as situações e pacientes, independente da presença ou ausência de doença transmissível comprovada.

Higienização das mãos

Deve ser realizada antes e após contato com o paciente, e entre dois procedimento realizados no mesmo paciente. Também é recomendada lavagem das mãos após a retirada das luvas.

Luvas

Recomenda-se o uso de luvas, caso haja contato com sangue ou líquidos potencialmente infectantes.

Avental

Recomanda-se o uso de avental, caso haja possibilidade de contato da pele ou roupas do profissional com sangue ou líquidos potencialmente infectantes.

Máscara, óculos e protetor facial

Recomenda-se o uso de máscara e óculos ou protetor facial, caso haja possibilidade de respingos de sangue ou líquidos potencialmente infectantes atingirem a face do profissional de saúde.

Prevenção de acidentes com materiais pérfuro-cortantes.

Deve haver educação quanto ao uso e descarte destes materiais. O reencape é proibido. As caixas de descarte devem estar dispostas em locais visíveis, de fácil acesso. O transporte destes materiais deve ser feito com cuidado, evitando-se acidentes

Descontaminações de superfícies

A descontaminação de superfícies deve ser deita caso haja presença de sangue ou líquidos potencialmente infectante em superfície.

Artigos e equipamentos

Artigos utilizados devem ser submetidos à limpeza e desinfecção ou esterilização, antes de serem utilizados em outro paciente.

Prevenção de Infecções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo